terça-feira, 25 de março de 2014

Dia 17/03/14 - El Calafate

Vou chamar este dia de "Blue Day"

Madrugamos.... Acordamos as 06:00h.. Dispensamos os café da manhã.... Ficamos aguardando a van que nos levaria estava marcado para 07:00h mas atrasou meia hora... A van que chegou ao hotel foi só para levar até o ônibus maior que estava na estrada a caminho do parque...
Quando chegamos, um funcionário entrou no ônibus e fez a venda dos tíquetes de entrada no parque que são vendidos separados do passeio.

Seguimos um pouco mais dentro do parque até um porto, onde pegaríamos um catamarã para atravessar o lago e passar em frente à geleira Perito Moreno.

Do outro lado do lago existem umas cabanas de apoio, onde deixamos a mochila e seguimos por uma trilha até chegar bem próximo ao glacial...
Neste ponto, foram colocados os grampões para caminhada sobre o gelo, recebemos orientações de como andar, subir e descer pelo gelo.

***
Não sei o que nos empolgou mais... Se o fato de ver a grandiosidade do glacial ou estar subindo nele... Como somos pequenos comparados com um pequeno exemplo da natureza.. Sim, porque o Glacial Perito Moreno, que em dimensão é maior que Buenos Aires, possui apenas 250km2, e é o menor de todos os glaciares da região.
Seguimos em fila indiana, percorrendo o glacial por uma hora e meia... O passeio precisa ser guiado pois o glacial é móvel, e desta forma, como há muitas fendas devido as rupturas e deslocamento do mesmo, torna-se perigoso o Minitrekking sem guia.
As cores e o contraste com a floresta faz com que seja mais impressionante.
Dá para notar porque que não cansamos de fotografar rssss

No final do passeio nos aguarda um local reservado com alfajor, whisky, água e gelo retirados do próprio glacial...

A volta para a base é feita com pesar...

Mas a surpresa não acaba por aí... A volta foi por outro caminho... Uma trilha no meio do parque com paisagens que só registrando para acreditar... Parece mágico, imaginando que a qualquer momento vamos ver um duende rss...

Antes da travessia do lago fizemos um lanche, tivemos uma pausa de aproximadamente 40min após o passeio e tempo para fotos e mais fotos...
Aguardamos o catamarã ouvindo o rachar da geleira... O som é incrível, parece uma trovoada... Uma longa trovoada...
Fizemos a travessia do lago, pegamos o ônibus e seguimos para o alto do parque, onde estão as passarelas....
Se preparem... Muitas... Muitas escadas para descer e depois subir... Mas a vista vale o cansaço...
Estávamos subindo quando ouvimos barulho de água dentrod a geleira... Um barulho constante como se a água estivesse se revolvendo dentro da geleira... Isso é um prenúncio de que a geleira iria ter uma ruptura a qualquer momento... E teve... Uns 10min depois... O som do enorme pedaço de gelo caindo sobre a água do lago... Um som poderoso...
Acredito então que o passeio foi completo...as rupturas são o gran finale...
***

Saímos do parque as 15:18... Chegamos ao hotel e pegamos a moto para fazer a troca do óleo... O local foi indicado pelo motorista da van.. Feita a troca do óleo fomos devolver a mochila...
Em frente a loja conhecemos um casal que tinha descido a Ruta 40 e disse que mesmo de carro estava difícil... Muitas pedras grandes e soltas.
Passamos na sorveteria, pois neste dia não iríamos jantar... Como sempre o sorvete argentino foi ótimo...
Quando íamos ao mercado comprar coca a Fabiane foi subir na moto sem me avisar, a moto inclinou, e para evitar a queda acabei dando um mal jeito no ombro esquerdo...
Seguimos para o hotel, pois o dia foi longo rsss

/// o texto entre *** é de autoria da Fabiane ///

1. ponto alto da viagem; Ushuaia é bonito, mas o que mais atrai turistas e aventureiros para lá é o fato de ser um extremo, já esse Glaciar é muito show...