quinta-feira, 20 de março de 2014

Dia 12/03/14 - Rio Gallegos - Rio Grande

09:50h - saímos de Rio Gallegos para Rio Grande com frio de 9 graus
Pegamos a Ruta 3, até a fronteira com o Chile o único incomodo foram os ventos.
Nesta fronteira, todos os trâmites de saída da Argentina e entrada no Chile, são feitas na aduana chilena, tudo demorou aproximadamente 15 min.
Uma observação: até agora só na entrada do Uruguay que nos pediram a tal carta verde e na entrada do Chile não pediram nada... Só o documento da moto.
Quando terminamos de fazer os trâmites no estacionamento conhecemos um casal de Manaus, que está fazendo a Expedição Patagônia de caminhonete. Ficamos conversando por um bom tempo...
Enquanto fui no banheiro a Fabiane viu as primeiras raposas da Patagônia e aproveitou para registrar...

Um pouco antes de chegar no transbordador, encontramos um argentino que estava voltando de Ushuaia, parado no acostamento com sua moto... Ele fez sinal e paramos...estava sem combustível, sorte que estávamos com os dois bidons cheios, e fornecemos a gasolina de um deles... Enquanto estava ajudando com o abastecimento a Fabiane precisou ficar segurando a moto devido aos fortes ventos... Grato pela ajuda, o argentino seguiu viagem.. Fizemos o mesmo...
Quando chegamos no transbordador, a Fabiane ficou com medo de entrar na balsa com a moto, pois além do vento forte, a balsa movimentava um pouco e a rampa para subir era muito estreita (versão dela rs). Para mim dava para passar uma três motos juntas rsss...
Para ver a vista e fotografar tínhamos que nos revezar para segurar a moto pois a balsa balançava bastante.. Como o mar estava agitado, a balsa quebrava as ondas e fazia com que a água subisse e caísse sobre nós... Como estávamos no fundo da balsa tivemos mais sorte rss...
Nenhum enjôo.. Travessia de 20 min bem tranquila...

Depois da travessia estrada de asfalto até Cerro Sombrero, onde abastecemos e nos confirmaram que o caminho por Onaisin estava melhor... Foi o abastecimento mais caro... A partir do posto volta-se um pouco e entra-se à esquerda seguindo a placa Onaisin.. Aproximadamente uns 20km... Quando começa o ripio...
O ripio estava bem compactado, por isso tranquilo.
Por ums 2 km o rípio tinha sido revolvido recentemente, depois novamente estava em bom estado. No total +/- uns 50km de ripio... Logo começa o asfalto em perfeitas condições até Onaisin, onde começa novamente o ripio compacto por mais 40km até a fronteira.
Nesta fronteira os trâmites são feitos primeiro na aduana chilena e mais ou menos 15km na aduana argentina... Todos foram muito rápidos.
Quando paramos na aduana chilena e estávamos fazendo os trâmites e caiu uma chuva que parou logo.

Após a fronteira entramos novamente na Ruta 3 até Rio Grande, abastecemos e estávamos saindo para Ushuaia, já eram 20:00h, quando um carro atrás de nos ficou dando sinal de luz... Resolvemos parar... Um senhor argentino nos alertou de que seria perigoso subir a serra pois estava nevando em Ushuaia e haveria gelo na pista na região do Passo Garibaldi e nos aconselhou ficarmos para seguir no dia seguinte... Como nada é por acaso, decidimos seguir os conselhos dos mais velhos...
E agora? Onde ficar? Postamos no face nosso problema e recebemos dicas de hospedagens, uma delas no B&B Ruta 40... Fomos até la mas estava fechado... E também o Hotel Argentino... Aberto... Mas pelo horário que chegamos e o frio que estava, nos enfiaram a faca rss... 450 pesos por um quartinho muito, mas muito simples... Mas como não tínhamos opção o jeito foi aceitar e ficar...

Hotel Argentino

Desta vez ficamos sem jantar rsss